3º #meetup fluig_bate recorde de participantes

4/set/2017 15:34:41 por Equipe fluig

Treinamento em destaque.png

No último dia 23 de Agosto rolou nossa terceira edição do Meetup fluig, nesse último evento nós abordamos o tema Agile Testing, que instigou muito a curiosidade dos participantes por ser um tema tão atual e valioso no universo da tecnologia.

Dessa vez, batemos o recorde de participantes, foram cerca de 150 pessoas. Entre elas tivemos desenvolvedores, analistas de negócios, gestores de TI e claro, amantes da tecnologia.

Se você não pode ir ao evento, nós iremos te ajudar a entender o termo “Agile Testing” trazendo alguns conceitos da engenheira de software Alessandra Estevão, publicado no portal Medium.

 

O que é Agile Testing?

No modelo tradicional de desenvolvimento de software, composto por fases bem definidas, o tester trabalhava apenas no seu “quadrado”, realizando os testes e na sequência gerando o artefato do que foi testado, que era direcionado para o time de desenvolvimento atuar e realizar as devidas correções.

No modelo de desenvolvimento ágil de software, a maneira como o tester atuava mudou.

Passando a fazer parte do time de desenvolvimento e a atuar de forma preventiva para o controle de qualidade do produto, além da aproximação com as áreas de negócio e do cliente.

Essa mudança no papel do tester está baseada no desenvolvimento de software que passou de um modelo Cascata ou Waterfall para o modelo Ágil que permite atuar rapidamente nos bugs encontrados devido a forma de trabalho e integração ao time de desenvolvimento.

Quais são os benefícios de aplicar esse novo modelo?
Os benefícios desse modelo proporciona muita agilidade, qualidade e valor ao processo de desenvolvimento de software, mas vale destacar alguns pontos principais:

1- Prevenção de bugs;
2- Maior qualidade na entrega do produto;
3- Melhoria contínua;
4- Maior interação e organização no time;
5- Entrega de valor ao cliente.
6- E claro, agilidade ao processo de desenvolvimento.


Aplicar esse novo modelo a sua operação é ter um ganho enorme de produtividade, melhorando consequentemente o processo de desenvolvimento e o clima da equipe.


Ficou interessado e quer dar uma olhadinha no que foi apresentado? Confira o vídeo de tudo que rolou no evento.

Não  deixe de participar das próximas edições, confira a programação no nosso portal e participe do grupo fluig.

Equipe fluig

Equipe fluig

Fique ligado e acompanhe o nosso blog.