#Produtividade

6 Comportamentos dos CIO's em Empresas de Sucesso

28/abr/2017 17:59:26 por Vanessa Vieira

shutterstock_523730275.jpgÉ notório o quanto a onda de inovação em TI suportada pelas tecnologias móveis, pelos serviços de cloud computing, soluções de Big Data, análise de negócio e aplicações sociais tem favorecido o crescimento e inovação dessa indústria nos últimos anos.


Somando-se a tudo isso, temos visto um rápido desenvolvimento de conceitos e novas tecnologias como: Internet of Things (IoT), tecnologias virtuais/realidade aumentada, impressão 3D, wearables devices, robótica e sistemas cognitivos.

Essas inovações vêm alterando significativamente o modo como as organizações em todo os setores disponibilizam seus serviços e como se relacionam com seus clientes, parceiros e colaboradores. As empresas estão sendo transformadas pelas novas tecnologias, especialmente aquelas que trazem mais inteligência para suas operações e produtos.

O novo comportamento dos CIO's

Os CIO's estão reconceitualizando seus papéis e modelos operacionais em TI para atender às necessidades da empresa moderna.

Martha Heller, presidente da Heller Search Associates, uma empresa de pesquisa de executivos de TI, fala em seu livro “Be the Business: CIO's in the New Era of IT" (Título em português - Seja o negócio: CIO's na nova era de TI) sobre como o papel dos CIO's está evoluindo além de seu foco tradicional de TI. Ela afirma que “hoje em dia, os CIO's se vêem cada vez mais como parceiros comerciais estratégicos dirigindo a transformação digital e ajustando seus modelos operacionais de acordo com a TI.”

Portanto, para serem bem sucedidos nesse novo ambiente de TI, os CIO's precisam desenvolver e aperfeiçoar alguns comportamentos, esperados por empresas de sucesso, focados em inovação de negócios orientada por TI.

Em uma recente pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services, com empresas focadas em inovação de negócios orientada por TI, sobre a transformação de negócios e o novo papel do CIO, ela compartilha seis comportamentos-chaves e características dos CIO's para que essas empresas tenham sucesso.

#1  Assumir o papel de líder em inovação

À medida que  a tecnologia da informação permeia e leva inteligência e mais atividades do negócio, impulsiona a inovação.

De acordo com a pesquisa da Harvard Business Review Analytic Services realizada com mais de 400 líderes empresariais em todo o mundo, em 41% das organizações, os CIO's lideram este tipo de inovação - sozinho ou em conjunto com um parceiro de negócios.

A liderança de CEO's, por sua vez, aumentou de 16% para 23%, e outros executivos de nível C-level combinados (de TI, de chefe de tecnologia, de chefe de marketing ou de inovação) passam de 16% para 21%.

Além disso, cerca de um quinto dessas organizações contam com um comitê com múltiplas áreas sênior ou um conselho de inovação liderando sua inovação de negócios orientada por TI.

Isso não significa que o CIO está se tornando menos importante ou que o papel está sendo diminuído, pelo contrário. Na verdade os CIO's dessas empresas têm maior probabilidade de desempenhar um papel estratégico no negócio, como um colaborador-chave na equipe de crescimento do CEO.

#2   Focar em estratégias para o negócio

A exposição única do CIO fornece um poder sem precedentes para ajudar tanto o negócio quanto a tecnologia. Mas as preocupações diárias de executar os serviços de TI, fazem com que os CIO's usem a maior parte de seu tempo e foco em atividades funcionais de alinhamento e mudanças.

Porém, essas empresas focadas em inovação de negócios dizem que o CIO deve gastar energia para impulsionar a inovação e a estratégia, na condução da inovação empresarial e identificar oportunidades de diferenciação competitiva.

#3  Estruturar a inovação

Os CIO's têm o mandato de inovar.  Aqueles que aceleram não vão esperar por permissão, mas levarão suas organizações para o que provavelmente será um futuro muito diferente voltado para a tecnologia.

Eles são uma parte fundamental da equipe de crescimento do CEO, estruturando uma organização aberta, participativa e ágil, focada em inovação orientada por TI, que criará valor e vantagem competitiva.

Muitas empresas ainda estão divididas entre adotar uma abordagem estruturada, administrada com base na inovação e uma abordagem não estruturada.

É o caso de uma empresa imobiliária global, onde existe um processo formal para que os funcionários apresentem novas ideias, com um sistema de recompensas e reconhecimentos baseados na ideia.

Nesse caso mencionado, existe uma equipe interfuncional para analisar as ideias, a equipe de marketing para considerar seu potencial na perspectiva do cliente, a equipe de Relações públicas para avaliar seu potencial para a "história da empresa", o time de TI avaliando como essa ideia funcionará com sistemas já existentes e etc.

A vantagem em uma abordagem estruturada possibilita aumentar o fluxo e a absorção de novas ideias.

 

#4  Investir em inovação

Como as empresas estão, quase sempre, com o orçamento de tecnologia limitado para manter os sistemas existentes e fazer as atualizações necessárias, pouco recurso é liberado para investir em coisas novas. O grande desafio é que as empresas disponibilizem recursos para tal.

 cios discutem transformacao digital 

#5  Identificar oportunidades de diferenciação competitiva

O treinamento cruzado e as rotações departamentais podem ajudar os esforços de identificar novas oportunidade e a criação de diferenciação competitiva ao dar às pessoas uma compreensão compartilhada do negócio.

É preciso avançar em todos os setores, todos os dias. Se a empresa está estruturada para a inovação, ela cria uma prontidão contínua para a mudança.

CIO's experientes sabem que uma boa campanha de marketing pode facilitar a mudança orientada por TI. "Você tem que ter uma mentalidade de vendas e marketing", disse o CIO em uma universidade da Costa Leste. "Todos os nossos serviços têm de ser desejados, é assim que você obtém uma aceitação rápida”.

Para induzir esse desejo, entretanto, requer entender como o negócio funciona, o que as pessoas estão tentando fazer e onde suas frustrações se encontram.

#6  Gerenciar o espaço em branco entre a estratégia e TI

O espaço em branco, neste caso, é "a camada operacional turva entre estratégia e sistemas". Os líderes empresariais verticalmente orientados podem não ter conhecimento de melhores práticas entre empresas, e é improvável que adotem processos de negócios globais.

Os CIO's podem identificar oportunidades operacionais que os líderes empresariais podem perder. Por exemplo, os líderes empresariais podem estar entusiasmados com a incorporação de sensores conectados à Internet em produtos, mas os CIO's são os mais qualificados para liderar uma estratégia corporativa para analisar e dimensionar os dados resultantes desse projeto.

CIO´s fortes que se concentram em estratégia de negócio e inovação, ajudam a identificar oportunidades para diferenciação competitiva.

O rápido desenvolvimento em tecnologia da informação, especialmente tecnologias móveis e analíticas, estão tendo um impacto considerável em todos os aspectos do negócio.

As pesquisas sugerem que as organizações que possuem um forte compromisso com a inovação de negócios orientada por TI, irão acelerar sua transformação em diversas áreas tão importantes quanto a forma como eles se envolvem e compreendem seus clientes.

E todo esse esforço começa com o compromisso do CEO, que é compartilhado pela liderança multifuncional da empresa. Isso inclui a adoção de uma abordagem estruturada para garantir que a inovação ocorra em toda a organização, sem que ela seja prejudicada.

Essas empresas são inclusivas, valorizando as perspectivas, o conhecimento, ideias e grupos diversos, tanto dentro como fora da empresa.

Eles têm CIO's fortes que se concentram em estratégia de negócios, inovação e a identificar oportunidades de diferenciação competitiva. E contam com departamentos de TI que apoiam novas ideias de negócios e oportunidades com acesso à tecnologia certa, conhecimento do negócio e as habilidades técnicas adequadas. E o principal, investem e recompensam a inovação.

E você, já identificou seu novo papel nessa incrível transformação digital? Comente aqui pra gente!

 cios discutem transformacao digital

Vanessa Vieira

Vanessa Vieira

Com formação em Relações Públicas, Vanessa atua como Analista de Marketing conduzindo as produções de conteúdos de fluig.