#Institucional

BASTIDORES DO “FLUIG ISV PROGRAM”    PARTE 2: case Quality by IV2

23/jan/2018 9:19:01 por Gustavo Resende

fluig program.png

O fluig já apoia mais de 2 MIL empresas na jornada da transformação digital. A Plataforma permite infinitas possibilidades de desenvolvimento de soluções digitais para empresas de todos os segmentos. Porém existem necessidades que são comuns a diversas empresas. E se temos necessidades comuns em diferentes empresas, não tem sentido cada empresa desenvolver uma solução diferente para os mesmos problemas. Isso gera a oportunidade de criarmos Apps que solucionem essas grandes necessidades e alimentem a fluig Store e assim geramos mais valor com menor investimento para os nossos clientes. Mas como identificar e solucionar essas necessidades coincidentes em nosso clientes? Através de nossos parceiros e ecossistema que conhecem com profundidade estas necessidades do mercado!

A fluig Store já é um ambiente consolidado de colaboração. Lá nossos parceiros podem comercializar soluções desenvolvidas em cima das ferramentas oferecidas pelo fluig alimentando um modelo de negócio onde todos ganham, fluig, parceiro e nossos clientes.

Mas como garantir que a gente apoie nossos Parceiros a utilizar todo o potencial da do fluig com plataforma de desenvolvimento e à criar soluções aderentes às necessidades dos nossos clientes?

A criação do “ISV fluig program” tem como objetivo apoiar, da ideação ao go to market, ISVs (Independent Software Vendors) e Software Houses a integrarem/criarem soluções com a plataforma fluig. O programa lançado em 2017 já apoio algumas empresas (VEJA AQUI O PARCEIRO DO PROGRAMA)

 

Design Sprint com parceiro IV2

Bom, esta não é uma missão fácil mas nós nos empenhamos para trazer ainda mais valor para os nossos Parceiros e desenvolvemos, junto ao UX Lab TOTVS e a TOTVS Consulting, uma metodologia de Aceleração do de Apps embasada nos mais avançados conceitos de UX e UI e na nossa experiência com a Plataforma fluig.

Nossa Metodologia de Aceleração de Apps é pautada nas mais avançadas metodologias do mercado. Ela ocorre em um período de duas semanas a quatro semanas (dependendo da complexidade do produto a ser validado). Utilizamos uma metodologia própria que tem como principais diferenciais o fato de ser aderente a realidade do Brasil, utilizando ferramentas que aumentam a precisão do resultado o dada a complexidade e diversidade do nosso mercado, e a inserção da visão de arquitetura fluig na etapa de construção dos protótipos.

Para ilustrar como nossa Metodologia de Aceleração de Apps funciona eu vou contar um pouco sobre o desenvolvimento do App Easy Quality!

O Easy Quality é um produto para Gestão da Qualidade do nosso parceiro IV2 construído em cima da Plataforma fluig. Quando a ideia do App surgiu eles nos apresentaram uma visão profunda sobre o assunto Qualidade. Neste momento eles estavam embasando a construção do produto basicamente em torno das normas da Regulamentação ISO e dentro das possibilidades da plataforma fluig. Em outras palavras eles estavam colocando em pauta apenas o ponto de vista do negócio e da tecnologia. O que poderia acarretar fortes erros e inconsistência no produto quando fosse colocado na rua. Porque? Eles não estavam considerando o fator mais importante: AS PESSOAS!

Os prazos eram apertados e tínhamos o desafio de entregar uma solução simples e eficaz para a Gestão da Qualidade nas empresas em apenas 1 mês!

Foi fácil perceber o quanto a ideia era boa e o quanto a equipe estava engajada em construir algo sensacional para os nosso clientes. Para auxiliá-los na construção do App apresentamos para a equipe da IV2 o passo a passo do nossa Metodologia de Aceleração de Apps. Sem pensar duas vezes eles entenderam o valor, se animaram e juntos partimos para colocar a mão na massa.

A primeira etapa da nossa Metodologia é o Workshop de Kickoff. Este Workshop tem como objetivo alinhar todas as partes envolvidas e principalmente dar clareza no entendimento do objetivo do projeto. Para isso usamos diferente ferramentas que nos auxiliam a organizar as ideias e gerar informações importantíssimas para o desenvolvimento o Produto. Uma das informações que geramos neste Workshop é uma análise dos usuários extremos para traçarmos o perfil das pessoas que serão entrevistadas no primeiro dia do Sprint e o roteiro de entrevista. Neste caso traçamos combinações de diferentes características que serão essenciais encontrarmos nos entrevistados para gerarmos uma amostra eficaz que nos dê o entendimento do que realmente é Qualidade para as empresas Brasileiras.

Com o perfil dos entrevistados e o roteiro de entrevistas em mãos é hora de entrevistar. Para isso utilizamos da metodologia de entrevistas etnográficas. Esta metodologia nos permite levantar pautado nas atividades do dia a dia as reais necessidades destes profissionais em torno da Gestão da Qualidade. O resultado é uma gama valiosa de Insights e um entendimento profundo do dia a dia da gestão da qualidade.

Como podem ver na imagem abaixo são inúmeros insights. Neste projeto, escutei do próprio cliente uma frase que nos gerou um excelente insight e trouxe a dimensão do desafio de criar um produto que levasse em conta pessoas, negócios e tecnologia: “Queremos implantar uma Gestão de Qualidade não para a ISO, mas para nosso USO”. É uma frase de impacto para qualquer um mas, através da empatia, e de se colocar no lugar de um gestor, ela deixa de ser uma frase indignada e passa a ser combustível para o nosso produto.

Postit.jpg(Post its com insights de entrevistados sendo organizados no TOTVS Labs)

A frase mostra como a grande maioria das empresas ainda não conseguiram traduzir a Gestão da Qualidade em resultados para a companhia. Para várias pessoas que conversamos a ISO era um selo que alimentava vaidade e não Qualidade nos processos das empresas. Por isso precisávamos levar para o nosso produto uma forma simples de controle que cumprisse com as regras da ISO mas acima disso fosse capaz de engajar os colaboradores de forma simples e resultasse e informações de resultado para as empresas.

Esse é apenas um dos insights que nos acompanhou durante todo o projeto e quando passamos a olhar insights referentes à ocorrências, não conformidades, planos de ação, indicadores... nos perguntávamos durante todo o projeto como conversar com tudo isso e criar algo para o USO das empresas e não apenas para a ISO.

Tendo os Insights como combustível para o projeto seguimos para o nosso Workshop de Ideação. Com certeza este é o dia mais animado da nossa Metodologia. Envolvimento de todo o time do projeto e o mais importante, o cliente vem pra mesa com a gente! Dia intenso prototipando com ajuda dos nossos arquitetos fluig, telas focados em ajudar o usuário na sua jornada com interfaces e funcionalidades para simplificar o dia-a-dia da qualidade nas empresas, que descobrimos que não era nada fácil, lotados de tarefas, muita papelada e sem nenhuma ferramenta adequada para gestão.

No final do nosso Workshop de Ideação o que temos são protótipos de baixa fidelidade. A próxima etapa é a etapa de Prototipação. Nesta nós evoluímos os protótipos digitalizando-os e os tornando vivos além de traçarmos o plano de MVP e releases com ajuda dos nosso arquitetos fluig.

Em seguida seguimos para Etapa de Validação com o Usuário Final do Protótipo Conceitual do MVP. O mais legal é que estes protótipos serão validados com pessoas diferentes das que utilizamos para coletar insights mas que também seguem as características que traçamos. Dessa forma é possível validar o que criamos e evoluir de forma eficaz e sempre mantendo o foco no usuário. Nossa metodologia não apenas coleta insights e depois cria com o usuário, ela também valida com ele antes de pensarmos em desenvolver nosso MVP, afinal: “o sucesso de nossos clientes, é o nosso sucesso”.

uxlab.jpg(Time IV2 e fluig durante Design Sprint)

Na Etapa de Validação evoluímos e validamos os Protótipos que seriam o mapa do tesouro para equipe de desenvolvimento da IV2. O tempo todo durante o projeto nos preocupamos com olhar o ponto de vista do negócio, da tecnologia e das pessoas para tornar o desenvolvimento do produto “mamão com açúcar”.

versão do produto-1.jpg(Tela da nova versão do produto)

Com duas semana entregamos os Protótipos Conceituais. Guiados nisso em menos de 2 meses ele lançaram o MVP do Easy Quality e hoje já comemoram as primeiras vendas do App.

Resultado: produto desenvolvido de acordo com as melhores práticas da Plataforma fluig, que atende às necessidades das áreas de qualidade e voltado para o usuário. Tudo isso focando em trazer resultados para as empresas!

convenção fluig.jpg(IV2 e outros parceiros presentes na Convenção de vendas TOTVS 2018)

Provavelmente sem o uso da nossa Metodologia de Aceleração de Apps teríamos saído do outro lado com uma solução de para Gestão da Qualidade dada a competência da equipe envolvida, mas, é um consenso que a metodologia juntamente com o apoio da equipe fluig foram essenciais para que obtivéssemos os resultados exponenciais que conquistamos.

E ai pessoal o que acharam? Sim são duas semana intensas e neste texto não descrevi 1\100 do que vivemos. Nós acreditamos que a tecnologia está aqui para facilitar o dia a dia das empresas e das pessoas e que o fluig é a plataforma certa para isso. Se você tem uma equipe com uma ideia e quer desenvolver um produto para uma comunidade de mais de 2 MIL empresas.

Entre em contato com a gente através do fluig.novosnegocios@totvs.com.br nos conte mais sobre a sua ideia e saiba mais sobre “fluig ISV PROGRAM” e mais sobre como aplicamos a metodologia acima para acelerar a criação de APPs.

 

Gustavo Resende

Gustavo Resende

Digital Transformation Executive