#Produtividade

O impacto do RH na gestão da sua empresa

7/ago/2017 10:52:33 por Equipe fluig

Colobadores do setor de RH.png

Até pouco tempo atrás, as pessoas associavam o setor de Recursos Humanos (RH) apenas a processos de recrutamento, seleção, desenvolvimento de carreiras, treinamentos, cargos e salários. Com as mudanças no cenário político e econômico, esta visão mudou.

Uma parcela significativa dos profissionais passou a enxergar o RH como uma área estratégica para a organização. Uma das poucas que tem acesso a todas as áreas da empresa, conhece os pontos fortes e fracos de cada uma delas.

Essa visão estratégica permite identificar necessidades e criar planos de ação que objetivam o desenvolvimento de competências de cada colaborador de acordo com sua função.

Empresas que têm o RH como um setor estratégico, além de conhecer melhor sua equipe, mantêm os colaboradores atualizados com as novidades do mercado e alinhados com as diretrizes das empresas - o que envolve desde aspectos como cultura, missão, visão valores até as metas gerais e individuais.

Além dessa visão mais ampla, o conhecimento do ambiente interno permite que o RH integre ações de áreas de modo a maximizar os resultados da empresa.

 

O RH otimiza os processos de comunicação entre os colaboradores

A comunicação é um fator-chave para o setor de Recursos Humanos (RH). Ao divulgar o que acontece na empresa, o setor conecta as diferentes áreas da organização e garante que todos os colaboradores conheçam o trabalho dos demais setores, os projetos bem sucedidos, as pessoas que se destacaram. 

Ao viabilizar a comunicação pelo RH, cada colaborador compreende seu papel no crescimento da empresa e no apoio para aumentar a eficiência de toda a equipe.

A comunicação é fundamental para engajar os funcionários. São ações que reforçam a percepção do colaborador de que seu esforço é reconhecido e valorizado pela empresa e de que a informação não deve estar restrita ao seu setor de atuação.

O acesso a informações estratégicas faz com que as pessoas produzam mais em menos tempo. Por conta disso, o RH tem um papel fundamental no aumento da produtividade e da qualidade do trabalho.

Cabe o RH desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias para o trabalho do dia a dia por meio da criação de planos de desenvolvimento individual, na maioria das vezes associados a trilhas de aprendizados.

E-book grátis Transformação Digital do RH - cases de sucesso

 

Devo capacitar apenas os colaboradores da empresa?

Esta pergunta varia muito de empresa para empresa. Organizações que priorizam a construção e manutenção da imagem no mercado, pensam nesta questão de forma mais estratégica.

Além de treinar sua equipe interna, a preocupação com a imagem faz com que as companhias elaborem planos de capacitação para franquias, distribuidores, parceiros e até mesmo clientes.

Esses treinamentos vão desde comunicar a visão, missão e valores, passando por questões técnicas que envolvem a rotina de trabalho de cada área, até treinamentos restritos por papéis ou por utilização de produto/serviço.

 

É possível unificar a colaboração e o processo de aprendizado em um único ambiente?

Sim, chamamos esta unificação de ensino colaborativo. O aluno, além de estudar por meio de fóruns, posts, artigos, vídeos e infográficos, pode compartilhar o seu conhecimento. 

É possível tirar dúvidas e disseminar o aprendizado e as experiências internas ou externas, sempre tendo em vista que o treinamento pode ter um único modelo, mas deve ser adaptado de acordo com as mudanças culturais.

Ao viabilizar a busca por informações de forma rápida, este formato de treinamento aumenta o engajamento dos alunos, diminui a evasão dos cursos e valoriza a opinião dos participantes.

Um estudo recente realizado na Inglaterra, constatou que 90% dos entrevistados acreditam que a colaboração é essencial para o aprendizado no ambiente de trabalho.

Se os participantes da sua empresa estão dispostos a ajudar o RH compartilhando o seu conhecimento, creio que seja valioso repensar o modelo de aprendizagem e, com isso, obter um ensino mais rico.

Você pode ir além e facilitar ainda mais o processo de comunicação e aprendizado da sua empresa com a disponibilização de diversas atividades comuns à rotina de trabalho em um único lugar.

Por meio de um ambiente amigável e fácil de usar e com uma central de tarefas unificada, é possível realizar treinamentos, colaborar com vídeos, posts, notícias, artigos - além de disponibilizar informações e documentos e o acesso a formulários, como o de subsídio acadêmico.

 

Como aliar digitalização de processos e automatização de processos?

A automatização de processos já é considerado um fator estratégico para muitas empresas. Em tempos de crise econômica, a necessidade de diminuir os custos internos é ainda maior.

O RH pode atuar de forma estratégica com o intuito de maximizar recursos e pessoal para que a empresa possa crescer de forma sustentável. Um exemplo de como o setor impacta os resultados da empresa é com relação aos processos de contratação e desligamento.

Por possuir uma série de etapas e envolver diversas áreas, precisa ser realizado dentro do prazo. Qualquer erro neste processo pode acarretar em multas para a empresa, além de dificultar a operação.

Ao dar agilidade em cada etapa deste processo, a automatização aumenta a produtividade da equipe de RH tanto no início de uma solicitação quanto na busca e armazenamento de uma informação. E tudo isso levando em conta a segurança da informação. O resultado: a equipe produz mais, em menos tempo e com menos recursos.

solicitar demonstracao fluig

Equipe fluig

Equipe fluig

Fique ligado e acompanhe o nosso blog.