#Produtividade

Conheça e Entenda o que é fluig

5/jul/2017 19:37:05 por André Rabelo

modelo-post-blog.jpg

Trabalho no fluig há praticamente 2 anos. Nesse curto e intenso espaço de tempo tem sido muito comum e corriqueiro clientes, vendedores, programadores e parceiros nos procurar, múltiplas vezes inclusive, para entender o que é, de fato, o fluig - “É BPM com ECM? É rede Social Corporativa? É a interface única dos ERPs?”.

Realmente, o “business de plataforma” é bem diferente dos tradicionais softwares stand alone que já nasceram vocacionados para uma função específica (Ex.: CRM). Imaginar que uma mesma plataforma pode proporcionar infinitas soluções traz um grau de complexidade para entendimento.

 

O CONTEXTO: “T.I VS ÁREAS DE NEGÓCIO”

Toda solução existe para resolver um problema, no caso do fluig vamos imaginar o seguinte contexto: o surgimento de um novo projeto em uma empresa, independente do porte ou segmento. Pode ser por exemplo:

  •  VENDAS: Criar um portal do vendedor, mobilidade ao CRM, automatizar fluxos de vendas, levar informação de produto ou cliente para um tablet…
  • RH: Criação de uma intranet, integração de rotinas sistêmicas de backoffice, substituição de um sistema de folha de pagamento, automação das solicitações de funcionários…
  • QUALIDADE: Digitalização e padronização dos projetos de qualidade…
  • (...)

Cada novo projeto que tenha o componente tecnologia envolvido, é natural que a área demandante e a TI se aproximem. Porém, é justamente nessa aproximação que os problemas, conflitos e fracassos surgem.

 Os desafios da TI:

Quando um novo projeto surge, gera-se uma grande expectativa e, claro, pressão da área de negócios. Enquanto isso,  a expectativa e senso de urgência vão aumentando com o tempo na área de TI:

    • Múltiplos Projetos Simultâneos - Tendo que atender os prazos - muitas vezes ousados e irreais - de todos os outros projetos em andamento das demais áreas da empresa. (Projetos, que nem sempre são bem explicados ou apoiados pela própria área demandante);
    • Gerenciar expectativa - Enquanto para área demandante de negócio talvez  este seja o projeto de tecnologia mais importante ou até único; para TI representa muitas vezes,  mais um importante projeto da companhia.

Por exemplo: o departamento jurídico quer trocar a solução de gestão de documentos, o pessoal de compras quer um novo sistema e o administrativo quer automatizar os processos de contratação de RH. Qual o mais importante? Como priorizar?

    • Gestão de recursos escassos (e caros) - Como se não bastasse os prazos apertados e os inúmeros projetos,  a TI como qualquer área de negócio, precisa entregar tudo com recursos escassos: orçamento limitado, equipe reduzida...No caso da TI isso é um pouco mais complexo, pois diferentes sistemas significam diferentes tecnologias/linguagens que por sua vez necessitam de diferentes habilidades/profissionais.
    • Sistemas legados e restrições de tecnologia - Não são  só restrições de recursos, mas também tecnológicas: seja porque um projeto esbarra em uma deficiência de um sistema legado ou porque para realmente funcionar depende de interações muito complexas. Em diversas vezes o conceito é bastante simples (exemplo: levar dados do ERP para a equipe de campo) mas a execução pode ser muito difícil.
    • Manter a operação existente no ar - ERP, sistemas legados, rede, infra...Tudo tem que continuar ar.

Enfim, a vida da área de TI tem suas dificuldades e que, muitas vezes, as áreas de negócio não sabem.

Os desafios da área de negócio:

Se de um lado a vida de TI tem suas dificuldades em um “aparente simples e único” projeto, a área de negócio também tem:

    • Rotina e performance - A pressão por resultados e produtividade não acaba, ela continua e na verdade só aumenta. E é exatamente essa pressão por desempenho a origem da existência desses novos projetos. Por exemplo, a automação de todos processos e solicitações de alunos em uma universidade.
    • Gestão de recursos escassos - Assim como toda empresa os recursos são escassos, e muitas vezes projetos são vetados, abandonados e pior, entregues com qualidade duvidosa pela falta de recursos disponíveis.
    • Dependência de TI: Na equação da inovação tem-se o problema ou a oportunidade de ganhos de performance, a pressão por resultados, os recursos escassos...tornando a TI, muitas vezes, a única fonte de apoio e curiosamente, tornando bastante delicada essa relação.

Em resumo, de um lado tem a TI com inúmeras restrições e múltiplos projetos e do outro a área de negócio ansiosa pelo atendimento da sua demanda - e, claro, dos resultados e desempenho do próprio negócio.

Como fechar esse gap? Como acelerar a entrega de novos projetos? Como fazer isso sem muitos custos? Como TI e negócio podem juntos serem mais estratégicos e eficientes?

 

“E SE EXISTISSE UMA PLATAFORMA QUE…”

Agora, imagine uma plataforma que:

  • Atuasse como camada de integração e modernização com sistemas legados de sua empresa - Sistema existentes não precisam ser abandonados; eles podem ser modernizados. Ou seja, a empresa não perde o investimento já realizado e a operação que já funciona com esses sistemas não param. A empresa aproveita o legado, porém com uma nova camada de interface mais rica.  
  • Demandasse baixo custo de criação de novas aplicações - Ao contrário de ferramentas estrangeiras que cobram (em dólar) um valor expressivo e requer uma equipe extremamente especialista.  Ou que ao começar um novo projeto não existe a necessidade de percorrer toda a jornada de:  busca e escolha fornecedor, orçamento, negociação, RPFPs e provas de conceito, lobby  interno, aprovação de compar, treinamento...Do projeto à execução; direto! Além disso, com a possibilidade de migrar ferramentas que são subutilizadas ou não atendem uma demanda para a mesma plataforma.

Pare para pensar, quantas soluções corporativas você usa hoje no celular? Muito possivelmente o e-mail ou um arquivo simples. Criar soluções que não somente estão no navegador, mas também estão no celular e tablet.

  • Concedesse autonomia total para desenvolvimento e manutenção - Linguagem aberta que qualquer profissional de tecnologia rapidamente está produtivo.  Empoderando a equipe de TI para criar novas soluções, sem precisar contratar ou depender de especialistas raros/caros ou terceiros (se essa for a escolha). E que ao mesmo tempo desse mais liberdade e autonomia para usuários de negócio como por exemplo um analista de RH realizar a gestão de uma simples intranet ou portal interno.  
  • Possibilitasse a criação de infinitas soluções - Uma plataforma que fosse a base do projetos digitais de toda companhia - levando rapidez para projetos, produtividade e acelerando os resultados.

 

A SOLUÇÃO: PLATAFORMA FLUIG

A plataforma fluig existe para permitir que empresas sejam mais digitais, produtivas e colaborativas, tirando-as do Mundo Analógico - lento, burocrático, restrito, complexo e caro - para o Mundo digital - ágil, adaptável, colaborativo, simples e acessível.

Fluig  atua como acelerador de desempenho do próprio negócio, aproximando a TI e a áreas de negócio de forma estratégica e prática. Permitindo a criação e a viabilização de diferentes projetos de inovação com uma mesma plataforma, independente dos sistemas legados.

Existem infinitas possibilidades de casos de uso com fluig. Em nosso site é possível ter uma dimensão dos casos de uso de fluig, tanto por departamento quanto por segmento.

Os Recursos da Plataforma

A plataforma reúne poderosos recursos que facilitam e aceleram a criação das soluções digitais de negócio:

  1. Identity - Single sign-on: Unifica e administra acessos aos múltiplos sistemas por meio de login único para cada usuário;
  2. BPM - Gestão de processos: Modela, automatiza e monitora qualquer fluxo de trabalho da operação;
  3. ECM - Gestão eletrônica de documentos: Captura, gerencia, armazena, preserva e disponibiliza os conteúdos digitais da sua empresa;
  4. WCM - Criação de portais: Personaliza, entrega e gerencia portais corporativos para diferentes finalidades;
  5. Social - Comunicação e colaboração: Integra e engaja colaboradores por meio de comunidades e rede social corporativa;
  6. LMS - Gestão de aprendizado à distância: Proporciona ferramentas de e-learning para a capacitação e educação corporativa virtual;
  7. ESB - Integração de sistemas: Conecta sistemas de diferentes tecnologias por meio de canal único de integração;
  8. Analytics - Indicadores e dashboards: Entrega informações essenciais para a gestão de produtividade;

Além disso conta com elementos que ajudam a criação e desenvolvimento, como por exemplo:

  • Fluig ACADEMY - Plataforma com cursos e trilhas de capacitação gratuitas para desenvolvedores;
  • Fluig DEV - Biblioteca completa de documentações técnicas da plataforma;
  • Fluig STYLE GUIDE - Guia com melhores prática e estilo visuais para uma interface mais rica e padronizada;
  • Fluig FÓRUM - Fórum para colaboração com a comunidade de desenvolvedores fluig;
  • Fluig API - Documentação e acesso aos serviços disponíveis via APIs;
  • Fluig STORE - Loja online com soluções prontas de fluig (Sim, assim com a APP Store, é possível criar soluções com fluig, vender e ganhar dinheiro!).

 

Os Benefícios da Plataforma

Fluig permite que qualquer empresa, independente de porte e segmento, inove mais rápido e com mais aderências às suas peculiaridades tanto de operação quanto sistêmicas. E ao permitir a criação - e até substituição - de diferentes soluções ao longo do tempo traz um ótimo retorno de investimento (ROI).

Imagine por exemplo uma empresa que começou a utilizar fluig para criar workflows de backoffice de RH ligados ao ERP. Depois workflows para áreas de negócio (time de manutenção de campo), depois para criação de uma Universidade corporativa com treinamento a distância para equipe e planejar em breve substituir sua intranet - tudo isso possível com fluig. Essa é a história real de um cliente fluig, que com uma mesma plataforma e 2 desenvolvedores criou tudo isso dentro de casa, sem precisar fazer grandes investimentos  (custo de aquisição, mensalidade, treinamento, customização, capacitação e etc) e administrar diferentes fornecedores e tecnologias.

Vantagens para TI:

  • Reutiliza o mesmo investimento para áreas e projetos internos;
  • Inova com mais agilidade;
  • Atende com mais qualidade e agilidade as áreas;
  • Administra e evolui os sistemas legados facilmente;
  • Tem um caminho para viabilizar integrações complexas;
  • Otimiza o tempo da sua equipe;
  • Da mais autonomia para sua equipe criar e inovar com uma plataforma de linguagem aberta sem lock-in com fornecedor.

 

Vantagens para área de negócios:

  • Moderniza experiências de uso de sistemas pré-existentes;
  • Engaja e aumenta a produtividade das suas equipes de trabalho;
  • Tem a TI como um parceiro estratégico e mais efetivo nas inovações;
  • Alcança maior visibilidade e transparência na gestão;
  • Promove uma comunicação mais eficaz;
  • Otimiza o time to market para os projetos de melhoria contínua. 

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA PRÁTICA

Hoje, o fluig tem quase 4 anos já conta com mais de 1.500 clientes, aproximadamente 2 milhões de usuários e inúmeros cases de sucesso promovendo produtividade e colaboração.

São histórias como a da:

  • Manserv, que descentralizou mais de 1.300 processos mensais entre admissão e demissão e  proporcionou economia de custo e tempo. Foram ao todo mais de 30 processos desenvolvidos no fluig, incluindo a utilização do e-social 100% sustentado e integrado a sistemas de BackOffice.
  • TOTVS, integrou a comunicação 100% entre áreas, milhares de colaboradores, parceiros e inúmeros sistemas legados.
  • DPaschoal padronizou seus processos em 200 lojas da rede. Com isso, reduziram prazos dos processos desde cadastro no sistema de novos produtos, aprovação, pagamentos de notas até a gestão de pessoas.
  • Salinor, hoje controla os processos de viagens, embarcações e cargas em alto mar com fluig.

 

Espero que este artigo tenha te ajudado e entender mais sobre o mundo fluig.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentários!

Ou se preferir fale converse com nossos Especialistas:

falar com especialista fluig

André Rabelo

André Rabelo

Novos Negócios fluig