#Institucional , #Produto

Dom Helder Câmara adota fluig para engajar comunidade acadêmica

1/jul/2015 17:36:49 por Equipe fluig
fluig-dom-helder.jpg
Atualmente no Brasil existem aproximadamente 105 milhões de internautas. O País é o quinto mais conectado do mundo, de acordo com uma pesquisa do IBOPE do ano passado, e esse número só irá aumentar. A dinâmica desse crescimento também afeta diretamente a área educacional, como afirma Cristiano Lacerda, gerente de TI da Escola Superior Dom Helder Câmara .
 

 
dom helder camara_logo
Para ele, não há a possibilidade de manter a mesma estrutura de ensino adotada há um ou dois anos atrás. “Toda essa conectividade também obriga o ensino a se modernizar”, conta o especialista, que foi responsável pela implantação da plataforma fluig na instituição como uma forma de alcançar a colaboração e a produtividade que tanto almejavam. 
 
Fundada em 2001, a Dom Helder é especializada em direto, sendo reconhecida na área de ensino apenas seis anos depois de sua inauguração. Em 2013, a escola sentiu a necessidade de mudar para acompanhar o ritmo da modernidade. “Queríamos incentivar a troca de informação dentro da instituição, engajar docentes e discentes, a comunidade de pesquisadores e precisávamos de um caminho único de divulgação e produção científica e acadêmica, mesmo que fosse à distância”, explicou o executivo, ressaltando que o maior desafio era estabelecer uma comunicação eficiente.
 
Com a necessidade de trazer melhorias internas em processos e incrementação de funcionalidades, a instituição já havia decidido que precisaria de uma mudança em sua página on-line. Como a empresa é de pequeno porte, Lacerda conta que não possuem uma equipe de desenvolvimento própria - o que era mais uma dificuldade para a implantação de uma solução que endereçasse essas questões. Depois de buscar soluções no mercado, a instituição acabou encontrando no fluig, as características de que necessitavam - especialmente porque o tempo que possuíam para a definição de uma solução era curto.
 
“Vimos no fluig a possibilidade de implantar o foco acadêmico de que precisávamos, que integrasse a comunidade. Fizemos diversas reuniões com  os especialistas onde foram discutidas questões como custos, prazos de implantação, necessidades imediatas etc, chegamos a um projeto de implantação que caberia no calendário apertado que tínhamos”, conta Lacerda
 
Em junho de 2014 o contrato foi fechado e, em um primeiro momento, foi implantada a solução e feito o treinamento da equipe com a ajuda do fluig. Por último ocorreu a homologação com docentes, alunos, e direção para apresentar o funcionamento da ferramenta. Lacerda observa que, apesar do ambiente ser propício à rejeição de processos fora do habitual, a aceitação da mudança foi boa. A plataforma começou a funcionar oficialmente na empresa no dia 4 de agosto.
 
Lacerda aponta que os principais benefícios alcançados com a implantação da solução se referem à flexibilidade, já que, de acordo com o executivo, a plataforma permite fazer a configuração que a instituição desejar, com páginas específicas ou com o conteúdo que necessitar e à ampla customização, que inclui o poder de criar e modificar para se adequar às necessidades da empresa. Nesse segundo quesito, o executivo mostra como exemplo a criação de acessos rápidos a algumas funcionalidades e também a integração do calendário do site com a plataforma.
 
O gerente de TI conta também que a interação entre docentes, discentes e a direção também foi possível graças à implementação do fluig, o que também propiciou a criação de grupos de pesquisas. “Esse foi um ganho e tanto para a comunidade acadêmica no sentido de abrir essas possibilidades de estudo e pesquisas”, disse o executivo. Os próximos planos da instituição estão voltados para a integração da agenda do aluno na plataforma. “A intenção é continuar com a implementação de funcionalidades˜, encerra.
 
 
 
 

 

Texto originalmente publicado no IT Forum 365

 
 

A Dom Helder Câmara apresentou o seu case de uso da plataforma no Universo TOTVS, o maio evento da companhia do ano. Confira abaixo a apresentação:

 

Já conhece o nosso novo card, o fluig LMS? Confira no vídeo abaixo:

 

 

Equipe fluig

Equipe fluig

Fique ligado e acompanhe o nosso blog.