#Produtividade

Esporte Clube Pinheiros revoluciona a Gestão de Processos

15/fev/2017 1:00:00 por Equipe fluig

03_clubepinheiros_710x400.jpg

Os clubes esportivos ao longo do tempo, sofreram diversas transformações em seu ambiente como organização, no qual têm influenciado suas formas de gestão.  Os anos vão passando e com eles levam a tecnologia e novas metodologias de processos.

A modernização que se espera para o futuro dos clubes deve influenciar os vários níveis organizacionais dessa indústria de lazer e, principalmente, um melhor entendimento dos seus verdadeiros papeis social e econômico.

Para acompanhar essas mudanças, cada vez mais os clubes têm buscado inovações para tangibilizar ganhos de eficiência e produtividade na gestão de suas operações, pois além de reduzir custos e aprimorar processos qualifica o relacionamento junto aos seus clientes finais – associados e/ou torcedores.

O maior Clube Poliesportivo da América Latina, o Esporte Clube Pinheiros tem 117anos, é um clube com aproximadamente 2.000 funcionários e 38.000 associados. O clube trouxe o maior número de medalhas para o Brasil e tem mais de 30 modalidades competitivas e recreativas com núcleos culturais e sociais promovendo festas, atividades de teatros, exposições entre outras.

O ECP tinha o desafio de impulsionar a área de projetos, formatar e mapear os processos que demoravam para obter atualizações e aprovações. A área de Comunicação e Marketing tinham dificuldade de organizar as demandas recebidas e não possuíam indicadores de atendimento com periodicidade para avaliação e oportunidades de melhorias. Já o departamento jurídico, era deficiente na gestão de contratos e muitas vezes perdiam prazos de renovação de contratos dos esportistas e a área de qualidade utilizava Word como ferramenta de registro de “Não Conformidades”.

Não bastante tantos desafios a Universidade Corporativa do ECP (área de ensino aos colaboradores) gerava várias versões para validação de um documento, as presenças dos alunos eram controladas no Excel, e mais de uma pessoa mexia no arquivo gerando falha.

Começando a transformação

Após identificar a possibilidade de melhoria na informatização dos processos e deixá-los vivos, o Clube Pinheiros tomou iniciativa de implementar o fluig.

Com a plataforma foi possível desenvolver um indicador de geração de notas por satisfação de atendimento. A Universidade Corporativa UCP foi certificada no ISO 9001 pelo fluig, possibilitando as pessoas acessarem a plataforma para comparar cursos imputar informações e gerar certificados. As soluções LMS, BPM, GED, Mobile App e Social foram implantadas e já estão em uso. Toda a Gerência do clube utiliza fluig para os processos internos inclusive o aplicativo de fluig para provações.

“Foi amor à primeira vista”
Marilia Camargo

Com aquisição de fluig, o Esporte Clube Pinheiros obteve 30% de economia na gestão do tempo. Foram revisados mais de 10.000 documentos, isto possibilitou a certificação ISO 9000 pela área de Qualidade com a organização de processos e gestão de arquivos.

A área jurídica realiza aprovação do contrato após análise em menos de 3 dias, reduzindo quantidade de contratos vencidos e perdas financeiras, possibilitando visualizar e provisionar os status de cada aprovação.

A Universidade Corporativa UCP desenvolveu o EAD facilitado pelo fluig, pois parametriza e ajuda na gestão para criação do plano de carreira e fidelização do funcionários.

“Nós realmente acreditamos no fluig com uma ferramenta de inovação, modificação de ambiente, informatização com ganhos intangíveis só pela quantidade de ganhos que nós temos” – Marilia Camargo

Que tal otimizar seus processos também e promover rentabilidade ao seu negócio?

Fale com um de nossos especialistas

 

Equipe fluig

Equipe fluig

Fique ligado e acompanhe o nosso blog.