#Institucional

Hackathon v2, transformando ideias em soluções reais

23/out/2017 14:02:37 por Yolanda Floriano Campos

Imagens blog (1).png

Hackathon é um evento muito comum no mundo da tecnologia e vem sendo promovido por diversas empresas do segmento, pois tem a característica abrir espaço para criatividade e pensar fora da caixa. O foco desse tipo de evento é promover uma maratona de desenvolvimento, que reúne programadores, designers e profissionais ligados a tecnologia, com o objetivo de desenvolver uma solução que atenda o tema proposto pelos organizadores do evento.

O fluig não poderia ficar fora dessa e já está na segunda edição do evento, que foi realizada nos dias 07 e 08 de outubro na nova Sede TOTVS, recebeu cerca de 60 participantes - dentre eles clientes, parceiros e funcionários TOTVS. Todos concorrendo por prêmios incríveis.

29.png26.png28-1.png

  25.png27-1.png24.png

Foram 24 horas de muita adrenalina e trabalho duro para as equipes desenvolverem soluções com base no tema Business solutions for digital transformation.

 

Sobre o tema:

Mas afinal o que quer dizer o tema? Conforme Mario Almeida - Head de Transformação Digital na TOTVS pode-se dizer que: “Hoje e amanhã a avalanche de softwares em nuvem, mobile apps e inteligência artificial com analytics vão sacudir as bases do seu negócio, vão mudar o seu mercado consumidor mas sobretudo, elas vão dar a você muito mais controle, muito mais possibilidades e, claro, muito mais oportunidades!”

Dessa forma, o 2º Hackathon fluig lançou o seguinte desafio aos seus participantes: 

Criar uma solução na plataforma fluig para automatizar atividades e fluxos de negócios, proporcionando maior flexibilidade, agilidade e controle no dia-a-dia das empresas e ajudando-as na sua jornada de transformação digital.

Sobre o evento:

O evento contou com a palestra do Gustavo Torres - diretor Geral da Idexo, que apresentou um case real do projeto Banco Original onde ideias fora da caixa fizeram a diferença para um projeto de sucesso!

 

 

Para sobreviver a essa maratona, as organizadoras do evento, Marcelle Pereira e Yolanda Campos, se preocupam em disponibilizar durante todo o evento food and coffee, além de energético e pizza para a longa madrugada de sábado para domingo.

Cada time contou com o apoio de um mentor para apoiar tecnicamente e dar insights de negócio a fim de auxiliar no desenvolvimento das soluções.

E falando em soluções, os projetos apresentados estavam bem bacanas! Os times desenvolveram soluções de IoT, inteligência artificial, acessibilidade e automatizações de processos no geral.

Avaliação e ganhadores:

Chegou a hora mais esperada do 2º hackathon fluig, a avaliação e premiação!

Os times foram avaliados por 4 grandes jurados: Mauro Campacci (Gerente de Operações e Processos do cliente fluig Swiss Re), José Faria (Gestor de Estratégia fluig), Leandro Cazzolato (Gestor de Arquitetura fluig) e Emerson Nunes (Sales Specialist fluig).

O time vencedor apresentou uma solução para Radar de Vendas voltada para maior controle e organização dos times comerciais, no qual em um único painel é possível gerenciar visitas. O segundo lugar ficou com o time que utilizou inteligência artificial (AI) em conjunto com os recursos de processos do fluig para tomadas de decisão com base no comando de voz.

A disputa foi bem acirrada! Também não é para menos né?! O 1º lugar foi premiado com um Drone Dji Mavic para cada integrante do grupo e o 2º lugar ganhou uma GoPro Hero 5 cada integrante.



Imagens blog (2).png

Da direira para esquerda: 1ºgrupo ganhador: Denis Eloterio | Fabio Sanchez  | Laercio Junior  | Leonardo Dias  2º grupo ganhador: André Timm |Eduardo Gabriel | Marcelo Fortunat  | Rafael Vanat 


Os projetos desenvolvidos foram disponibilizados no nosso Github, confira cada um deles:

Grupo 2 - Gerador de relatórios dinâmicos
Grupo 3 - Agilidade nos negócios com inteligência artificial
Grupo 4 - Radar de Vendas
Grupo 5 - Detectava presença e iniciação de wf no fluig (IoT)
Grupo 7 - Automatização de Reembolso via app
Grupo 8 - E-commerce no fluig
Grupo 9 - Ferramenta de Gestão de Tarefas
Grupo 10 - Abertura de workflow de processos por email
Grupo 11 - Automatização de aprovações de contrato
Grupo 12 - Assistente de voz (acessibilidade)

 

Patrocinadores:

Não podemos deixar de agradecer nossos patrocinadores que colaboraram para que o evento fosse um sucesso!

RedHat, Cisco e AWS

 

Yolanda Floriano Campos

Yolanda Floriano Campos

Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Nove de Julho. Intercâmbio para Vale do Silício/CA com foco no desenvolvimento e proficiência do inglês.