#Produtividade

Novas Tecnologias para a Comunicação no RH

30/jun/2017 18:02:42 por Equipe fluig

tecnologia-no-RH-1.jpg

A tecnologia mudou o mundo dos negócios muitas vezes. Na Era da Informação, o advento dos computadores e da Internet aumentou significativamente esse impacto.

Muitas empresas não podem mesmo funcionar sem o uso da tecnologia e esse impacto é observado em quase todas as áreas de negócios, incluindo Recursos Humanos, onde a tecnologia continua a ter um impacto significativo nas práticas de RH.

Conformidade e prevenção de riscos são princípios essenciais para o RH, subjacente a cada função e tarefa, com isso, o RH ganhou a reputação de estar atolado em tarefas demoradas com quantidades significativas de papelada.

Mas a tecnologia mudou muito esta área, através de novos portais de RH e plataformas que digitalizam grande parte da informação que o RH precisa processar. A tecnologia de hoje dá aos profissionais de RH acesso ao poder da Big Data - impactando a forma como as empresas entendem seus clientes, promovem novos públicos e se comunicam com os funcionários existentes e potenciais. Veja mais como as novas tecnologias tem influenciado a área da comunicação nas empresas.

 

Como a tecnologia influenciou o campo da comunicação corporativa

Não é difícil identificar o quanto a tecnologia afetou o modo como nos comunicamos. No local de trabalho, onde a forte comunicação é essencial para o sucesso. De forma simples, a comunicação corporativa é o gerenciamento estratégico da comunicação, a qual nos permite uma visão mais abrangente de toda informação interna e externa realizada pela organização. Durante seu planejamento é feito um mapeamento completo do ambiente corporativo, onde se define ações estratégicas de acordo com os objetivos e posicionamento do mercado.

De acordo com Augusto Dourado, no artigo A influência de novas tecnologias na área de RH "As consequências de novas tecnologias repercutem nos processos de trabalho, na qualificação dos empregados/servidores, nas condições de trabalho, na saúde do trabalhador e nas políticas de ocupação, afetando diretamente a questão do emprego. O uso de novas tecnologias trouxeram  a diminuição da burocracia, das  tarefas rotineiras, mecânicas e nos processos de trabalho, com a consequente mudança organizacional. "

A comunicação corporativa de hoje depende de chamadas em conferência e envios de emails que tornam desafiador conhecer seus parceiros. Tem sido um lamento comum entre os empresários insatisfeitos com a tecnologia, já que esta se tornou uma norma em suas vidas diárias.

Mesmo com tantos trabalhadores no mundo inteiro agora trabalhando em equipes virtuais, muitos relacionamentos de negócios dependem da tecnologia. E isso não é uma coisa ruim - enquanto eles estão usando as tecnologias certas da maneira certa.

Em pleno século XXI subestimar a importância de uma poderosa comunicação é um erro, e está custando caro a algumas empresas. As gerações X, Y e Z impactaram de forma significativa a forma das empresas se comunicarem. Estas, foram desafiadas a se adaptar e mudar a linguagem, tecnologia e gestão para continuarem evoluindo e manter a atração de profissionais.

Já estamos vivendo uma nova revolução da era da internet, em que toda informação está conectada, disponível e acessível por qualquer dispositivo, com a migração de todas as informações e seu gerenciamento para o ambiente da web.

webinar_rh_3.0

 

Os desafios da comunicação corporativa voltados para tecnologia

Mobilidade, vídeo, mídia social e gamificação. Você acha fácil discutir as tendências das comunicações internas em termos de tecnologia? O que você pensa sobre todas as oportunidades e desafios que as inovações técnicas trazem para a indústria?

Não importa quais formatos ou plataformas se tornam adequadas para a sua organização, desde que se orientem a estratégia de comunicação interna no mundo corporativo de hoje.

A verdade é prática, a forma como uma organização se comunica pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso com seu público. A maneira de se comunicar muda de tempos em tempos, há convergências de mídia, novas tecnologias e novas análises, e isso afeta como você, líder de RH, precisa se comunicar e como as pessoas obtêm suas informações.

Em contrapartida este é um verdadeiro desafio da comunicação corporativa, pois é uma área que lida diretamente com este público e precisa aprimorar seus canais de comunicação interna para ter interação em tempo real, evitar excesso de troca de e-mails, manter documentos de processos atualizados e etc.

As novas regras da comunicação corporativa

Embora ainda seja difícil medir a eficácia das comunicações corporativas, novas ferramentas na análise de sentimentos, análise de reputação e avaliação de marca estão adicionando mais rigor ao campo.

Veja aqui três pontos que devem ser levantados antes de orientar a estratégia de comunicação interna no mundo corporativo de hoje.

# 01. Os empregados também são consumidores.

Pode ser tentador para as empresas investir fortemente na experiência do consumidor, e deixar de lado os membros da sua própria equipe de trabalho. Seus funcionários estão acostumados a receber notícias, entretenimento e compras com o toque de um dedo em sua conveniência mas navegar na intranet ou ler sua newsletter parece um viagem no tempo para eles. Não se surpreenda quando eles mostrarem menos informados ou envolvidos do que você gostaria.

#02. A comunicação é uma via de mão dupla.

Já se foram os dias em que a estratégia de comunicação interna foi construída sobre uma abordagem “de cima para baixo”. O foco agora é construir redes robustas nas quais a comunicação é lado a lado, assim, dando a cada funcionário uma voz que conduza inovação e ajude a identificar as melhores práticas. Se um membro da equipe se sentir ouvido e valorizado é mais provável fique mais tempo e realize com mais qualidade seu trabalho.

#03. A atenção deve ser merecida - e recompensada.

Seu tempo está entre os itens mais preciosos que você controla. Assim como todos os outros. Ao invés de lamentar a diminuição da atenção dos Millennials e outros funcionários, certifique-se de que você está criando conteúdo que significativo e envolvente, então eles têm uma razão para gastar seus preciosos minutos (ou mesmo segundos) sobre ele.

Lembre-se que seu foco é fazer com que sua equipe maximize seus conhecimentos, alinhamento com a estratégia corporativa e prontidão para se destacarem em seus empregos. Seus funcionários são pessoas, não autômatos e estatísticas. Se suas comunicações internas são construídas sobre uma base que as trata como pessoas, pessoas ocupadas e exigentes, cuja confiança e atenção devem ser conquistadas, então você está bem posicionado.

Colaboradores mais próximos é a melhor estratégia

Embora seja difícil prever onde a tecnologia vai nos levar, algumas coisas nós conseguimos direcionar com clareza. O local de trabalho continuará a se tornar mais globalizado, assim, dependeremos de tecnologia e de aplicações que nos possam conectar com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. Logo, as empresas também precisarão ter retorno imediato de sua tecnologia.

O futuro da tecnologia no local de trabalho não só vai facilitar a comunicação no local de trabalho, mas também torná-lo mais agradável. E isso é algo que todos podemos esperar.

Mas o mais importante, como seres humanos, ainda precisamos de algum nível de interação face a face. Mesmo com a ideia de um “escritório sem escritório”, ainda precisaremos colaborar e comunicar com pessoas reais, em tempo real.

A melhor solução para esse cenário pode ser uma plataforma de gestão que comunique, unifique processos, tenha área de social, único login com gestão online que pode ser acessada de qualquer lugar a qualquer hora.

Esta plataforma viabiliza a transformação digital da empresa e beneficia não apenas a área de comunicação, como também todas as áreas com os outros recursos disponíveis.

A plataforma fluig, traz uma solução completa para as empresas que desejam automatizar seus processos, capacitar seus colaboradores e ampliar seu gerenciamento e sua comunicação por meio de uma plataforma totalmente flexível e adaptável ao modelo de negócio.

Essa modernização sistêmica permite que a empresa otimize suas rotinas e sua comunicação através de diversas ferramentas integradas possuindo um controle completo e um gerenciamento avançado de toda a organização.

Várias empresas que tinham o desafio de transformar sua comunicação interna utilizaram plataformas de produtividade. Um caso de sucesso é a HERC que tinha o desafio de impulsionar o uso da rede social corporativa com um ambiente mais dinâmico e atrativo.

Está pronto para modernizar as rotinas na sua empresa?  Tenha uma verdadeira transformação digital na sua empresa a partir da sua área, conheça o fluig.

Equipe fluig

Equipe fluig

Fique ligado e acompanhe o nosso blog.