#Transformacao Digital

Plataforma para Transformação Digital

8/mai/2017 17:26:36 por José Faria

platform-1.jpg

Recentemente a empresa de pesquisa IDC, International Data Corporation, fez suas previsões sobre qual o futuro da TI na américa latina. No estudo “IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2017 Latin America Implications” foram levantados os principais pontos que irão impactar todos as empresas na habilidade de crescer e competir.


Nestes pontos está claro que a transformação digital nos próximos anos deixará de ser “projetos”, “iniciativas” ou “unidades de negócio” na maioria das empresas. O entendimento é que a transformação digital se tornará o coração de como líderes operam seus negócios.

Estamos entrando numa era que toda empresa que está crescendo, não importa o segmento da indústria, se tornará uma nativa digital, no modo que os executivos e funcionários trabalham.

Nessa jornada das empresas, para se tornarem nativas digitais, serão necessários pessoas, processos e ferramentas que criem e sustentem a vantagem competitiva da empresa. Toda empresa deve entender que criar soluções digitais não é exclusividade de empresas de TI. Para ser a base dessas criações nasce a terceira plataforma.

3rdPlatform.png

Terceira Plataforma

A tecnologia nas empresas é caracterizada em ondas, e a terceira onda e última onda é junção das principais forças que precisam estar presentes na criação de soluções na nova realidade:

  • Mobile,
  • Cloud,
  • Analytics e
  • Social.
A tendência tecnológica de usar esses componentes como base para criação de aplicativos empresariais recebeu o nome de terceira plataforma, que segundo a previsões da IDC até 2020, 40% das empresas latino americanas dependerão da terceira plataforma para criar produtos, serviços e experiências.

 Quando buscam por uma plataforma de crescimento as empresas estão buscando por:

  • Novas e melhores ofertas,
  • Novos modelos de negócios,
  • Novas formas de relacionamento.

Com a terceira plataforma, empresas tem um acelerador para a inovação, e podem criar soluções que entregam melhores recursos e alta lucratividade.

 

José Faria

José Faria

José tem 15 anos de experiência em TI e é formado em ciências da computação pela UFSC e pós-graduado em gestão de projetos pela FGV. Criado no Brasil, a plataforma fluig tem um vibrante ecossistema de clientes e fornecedores que criam projetos digitais que já são realidade em mais de 1500 empresas.