#Institucional , #metas , #nextus , #Parceiros , #Produto

Saiba como ter um planejamento mais efetivo

8/jun/2016 14:13:58 por Isabela Ramos

Muitas pessoas criam constantemente metas e objetivos pessoais, e em muitos casos (estatisticamente em cerca de 92% dos casos!), as metas ficam apenas no papel e só são relembradas em recomeços, como nas viradas de ano novo.

fluig_metas-704x454.jpg

Nas empresas, o cenário não é tão diferente: os resultados são apurados em determinados momentos e as metas que a empresa irá buscar ano seguinte são desenhadas. Mas no universo corporativo, existe uma variável que faz a toda diferença quando comparada ao cenário pessoal – o risco.

O risco é parte presente em qualquer atividade comercial, possuindo diversas roupagens muitas vezes alheias à nossa própria capacidade de ação ou influência, que quando não devidamente gerenciados influenciarão diretamente em como os objetivos planejados devem ser conduzidos e consequentemente nos resultados a serem obtidos.

Saber como planejar e como executar em um cenário de surpresas diárias é a capacidade mais importante que uma organização pode possuir. Mas os dados estatísticos mostram que este não é o cenário mais comum:

Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são efetivamente executadas. (Fortune Magazine);

Mais de 80% de todas as estratégias falham na implementação. (Harvard Business Review);

Preparar pessoas para pensarem em estratégias mas não prepará-las para colocar estas estratégias em prática é a maneira mas rápida de desencorajar seus colaboradores, pois aquela visão que se possuía do futuro durante a etapa de planejamento se transformou em apenas uma alucinação. Isto representa o maior custo de oportunidade para a maioria das organizações.

Como evitar isto? A resposta parece óbvia: Gerir a sua estratégia ou Gestão Estratégica! Estratégia não é um produto. Estratégia é um processo. E este processo nunca acaba. Pense na estratégia como um evento esportivo: assim que o jogo inicia o técnico não vai para casa. Ele fica junto ao time, acompanhando toda a ação, procurando identificar quais parte do plano de jogo estão dando resultado e quais não. Ajustes precisarão ser feitos, substituições irão ocorrer. Mesmo ao fim da partida as análises e ajustes continuam sendo realizados para preparar a equipe para o próximo jogo.

As empresas que utilizam a Gestão Estratégica são capazes de ativamente e dinamicamente gerenciar a execução de suas estratégias a um nível individual, e não apenas medir e acompanhar a performance de seus indicadores. Gestão Estratégica é uma competência crítica para a sobrevivência no cenário atual e para isto soluções como fluig Metas suportam as empresas na padronização dos processos e alinham a comunicação e diretrizes da alta gestão com todos os envolvidos.

O fluig Metas é um componente da fluig Store com o objetivo de fornecer um adequado mecanismo para gestão do planejamento, diretrizes e perspectivas corporativas, incluindo estruturas de objetivos, metas, planos de ações, históricos e comparativos de evolução.

 


 

Artigo escrito por Evandro Setti, sócio diretor da Nextus, que acumula mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções de negócio ligadas a planejamento estratégico e gestão de pessoas. Atualmente é responsável pela área de produtos, fábrica de software e serviços da Nextus.