#Produtividade

Tenha o controle total de seus usuários

26/nov/2013 19:49:16 por Equipe fluig

16.jpg

No dia a dia de uma empresa, é comum o uso de diversos sistemas, fazendo com que seja necessário o gerenciamento de acessos de um ou mais profissionais à esses sistemas. Existem vários fatores que demandam esta necessidade, tais como alto número de sistemas utilizados pelas organizações, implantação ou troca de sistemas de informação, mudança de área de um profissional e contração e desligamento de funcionários. Por exemplo, quando o profissional muda de área, os acessos aos sistemas que eram utilizados na antiga área deveriam ser removidos assim que suas atividades na nova área fossem iniciadas.

Porém, o que geralmente ocorre é que este profissional acaba acumulando os acessos às ferramentas (da antiga e da nova área) - o que é uma falha de segurança, pois o profissional terá acesso à informações que não são pertinentes com suas atividades. No caso de contratação de novo funcionário, o esperado é que no menor tempo possível seu usuário tenha acesso à todas as ferramentas necessárias para execução de suas atividades

200248699-001

Neste caso, o que acaba ocorrendo, é que os acessos são concedidos de acordo com a necessidade de uso das ferramentas diárias. Isso além de diminuir a produtividade do novo funcionário, acaba gerando demandas extras para a área de TI da organização, com solicitações de liberação de acesso a determinados sistemas.

E no caso de desligamento de funcionários, o problema é ainda mais grave. O processo de desligamento é realizado, o profissional não possui mais nenhum vínculo com a organização, mas, na maioria das vezes, os acessos às ferramentas utilizadas por este profissional continuam disponíveis por um determinado período, até que o relação de todas as ferramentas que ele possuía acesso sejam mapeadas e posteriormente removidas.

Este processo de criar, conceder e remover acessos à usuários, é chamado de provisionamento e desprovisionamento, respectivamente. E o grande problema que as organizações enfrentam neste processo, é a falta de uma ferramenta que proporcione a centralização das informações dos acessos dos usuários, e destas ações - provisionamento e desprovisionamento. Isso faz com que ocorram as situações citadas nos exemplos acima.

Pensando nesta questão, com o fluig Identity é possível mapear todos os acessos disponíveis para cada usuário da organização, e efetuar todo o processo de provisionamento e desprovisionamento, assim que necessário.

Para mais informações sobre o fluig Identity, acesse http://www.fluigidentity.com/, ou solicite uma demonstração entrando em contato conosco - https://www.fluig.com/contato.

Marcos Jahn
marcos.jahn@fluig.com
Evangelizador de Produto fluig

Equipe fluig

Equipe fluig

Fique ligado e acompanhe o nosso blog.